11.4.14

Azul e branco

Celso de Almeida Jr.


Publicado no Blog Ubatuba Víbora
Coluna do Celsinho
11 de abril de 2014

Com a polêmica criada após a prefeitura tentar tornar oficiais todas as cores da bandeira e do brasão de Ubatuba, lembrei do amarelo.
Isso mesmo.
Deve ser genético.
A mamãe, fã do amarelo, adotou a cor para a nossa escola.
Há 36 anos, para onde eu olho, lá está ele.
Acabei gostando...
Caso a Câmara tivesse aprovado a mudança, não seria apenas o vermelho que seria promovido.
O bom e velho amarelo, também.
Ele está presente na bonita bandeira ubatubense, brilhando, atrás da cruz.
Entretanto, ao impedir a mudança, creio que os vereadores fizeram bem.
O azul e branco já estão consolidados.
Eu ainda me lembro - garoto - o impacto que causava a Escola de Samba do Itaguá quando entrava na avenida.
Ela, azul e branco.
Eu, na bateria do BAC, vermelho e branco.
Defendia a bandeira, vestia a camisa, mas admirava as cores da concorrente.
Afinal, são as cores da cidade, consolidadas em sua tradição, enraizadas em nossa cultura.
É isso...
O debate teve lá o seu lado bom.
Creio, porém, que encerrou o assunto.
Não vamos mexer no que está quieto, no que está bom.
No meu caso, também foi melhor.
Dependendo da tonalidade, o amarelo brilha muito.
Muito brilho pode confundir.

Azul da cor do mar
Tim Maia