6.9.13

Brilhar

Celso de Almeida Jr.



Publicado no Blog Ubatuba Víbora 
Coluna do Celsinho 
6 de setembro de 2013


Em Brasília, o Ricardo Pimentel cismou com o meu sapato. 
Não tiro a sua razão. 
Admito: dentre os meus muitos defeitos, peco na embalagem. 
Caminhando para a quinta década, já era hora de zelar por minha imagem. 
Por isso, aceitei resignado a observação e subi ao trono do engraxate, instalado num centro comercial brasiliense, próximo ao hotel. 
Graxa, claro! 
Não espere que eu mude os meus hábitos a toque de caixa. 
Para que comprar um sapato novo, se com cincão eu garanto o lustre do velho pisante? 
Paciência, Ricardo... 
Enquanto a escova cantava, um jovem com um copo de cachaça se aproximou. 
Puxou conversa, mostrou desenvoltura e domínio de conteúdo, revelando que tinha largado o curso de História. 
Questionador, anunciou a insatisfação com o mundo e que não via perspectivas, pois o "sistema" ditava as normas. 
E encerrou o assunto pedindo uns trocados. 
Lembrei dos discursos que ouvia nos meus tempos de estudante e de como me libertei de pensamentos dessa natureza. 
Aquele moço, porém, desorientado, estava nitidamente desistindo de integrar a sociedade. 
Neguei a esmola e disse que, com a sua inteligência, era um desperdício não voltar aos estudos. 
Com o conhecimento e a capacidade de expressão que demonstrou, poderia exercer a cidadania e contribuir para despertá-la em muitos jovens com as mesmas angústias que hoje o atormentam. 
Ele agradeceu mas não largou o copo. 
Paguei o engraxate e voltamos ao hotel acolhedor. 
Fixei o olhar no brilho dos sapatos. 
Foi inevitável a recaída. 
Há muito mais com o que se preocupar

Juventude transviada
Luiz Melodia