12.6.13

Descendência

Celso de Almeida Jr.


Publicado no Blog Ubatuba Víbora 
Coluna do Celsinho 
22 de março de 2013

A filha pediu fotos dos avós. 
Cumprindo uma atividade escolar, montará uma árvore genealógica. 
Lembrei de uma história da família. 
Em 7 de setembro de 1887, do convés do Malange, vapor da Mala Real Inglesa, algumas meninas ouviam a queima de fogos e o som de fanfarras no Rio de Janeiro. 
Graciosamente inocentes, pensavam que tratava-se de recepção especial. 
Em verdade, eram as festas pelo 65º aniversário da Independência e a cidade mal dava conta dos que chegavam da Europa. 
No desembarque, o pai das garotinhas apresentou o passaporte. 
Uma folha grande, onde se lia que Lourenço Marques de Almeida, esposa e filhas estavam autorizados a seguir para o Brasil. 
Vinham da cidade do Porto, Portugal. 
No Rio de Janeiro, começando a vida no Novo Mundo, Lourenço montou uma livraria, na rua do Ouvidor.  
Deixou para os descendentes um "Livro Particular", diário que até hoje é guardado com carinho especial. 
Algumas passagens, citadas a seguir, sempre recordamos, com certa comoção: 
"Abençoados os pensamentos que sempre tive de ser bom e útil. Pelo esforço de meu trabalho, tenho conseguido sustentar minha família...Quando um dia, havendo eu deixado de existir, os meus filhos folhearem este livro, devem sentir-se animados da mesma satisfação que agora me anima ao pensar e cuidar assim deles. E minha mulher, essa querida e boa esposa que Deus me deu para complemento da minha felicidade, abençoada por mim como o é sempre, abençoará também a extrema felicidade que vai na alma." 
Suas últimas palavras registradas: 
"Eu não aspiro a ser muito rico. A minha ambição limita-se a desejar obter, por meio do trabalho, conforto, tranquilidade e segurança para minha família." 
Nem dois anos após a chegada ao Brasil, Lourenço adoeceu, vindo a falecer em março de 1889. 
Georgina, sua esposa querida, ficou viúva, com 6 meninas em um país estranho. 
Alheia aos negócios, teve que se desfazer da livraria. 
A vida seguiu... 
Hoje, seus descendentes espalham-se Brasil afora. 
No pensamento, a lembrança do pioneiro, com a certeza de que nos deixou a melhor herança.

Pais e filhos 
Legião Urbana