17.11.12

Humor

Celso de Almeida Jr.


Publicado no Blog Ubatuba Víbora 
Coluna do Celsinho 
23 de julho de 2010

Um jornal de farta distribuição, em sua apimentada página de humor, insinuou que eu teria memória curta ou seria um ingrato e mal intencionado por “bater” no prefeito.
Publicou que eu sofri perseguição política de governos anteriores, menos do prefeito atual, que me ajudou asfaltando a rua de nossa escola.
Quero parabenizar o editor.
Realmente, me fez rir.
Tirando a piada encomendada, é verdade que o meu relacionamento com o poder tem sido mais tranquilo.
O prefeito sabe com quem está lidando.
Por isso, já deveria ter notado que quem avisa amigo é.
Paciência...
Quem sabe ler percebe que os meus artigos têm, no fundo, a esperança de que o jovem político acerte o rumo.
Pois bem.
A minha insatisfação com o governo atual está na forma como as vozes questionadoras são tratadas: ataques agressivos, intimidações, uso da imprensa patrocinada para esculhambar currículos e detratar opositores e, neste caso, ofender aliados de senso crítico; desgosto que já experimentei no passado, patrocinado pelas mesmas figurinhas carimbadas.
Isso não é bom.
A união de forças políticas, imprescindível para buscar apoio e verbas estaduais e federais para Ubatuba, exige a construção de um relacionamento mais respeitoso em nossa casa.
Há um pensamento que eu gosto muito: “Só se é respeitado quando se faz respeitar.”
Essa é a dica que procuro deixar para o prefeito e para a sua equipe de pensadores.
A máxima de Maquiavel - É melhor ser temido do que amado - fez sucesso em outros tempos e é contraponto a doutrina cristã que, curiosamente, o governo atual propaga ser fiel defensor.
Lembro que vivemos num regime democrático, baseado na liberdade de expressão.
Insisto: postura governamental civilizada é o que merece a família caiçara.
 
Cabeça feita
Jackson do Pandeiro/Sebastião B. Silva
Jackson do Pandeiro