27.6.12

Argumento

Celso de Almeida Jr.


Publicado no Blog Ubatuba Víbora 
Coluna do Celsinho 
7 de agosto de 2009

O Paulinho da Viola mandou fazer como o velho marinheiro, que durante o nevoeiro, leva o barco devagar. 
Aliás, devagar se vai ao longe, quem espera sempre alcança. 
Mas... 
Meu respeitado leitor, minha querida leitora... 
Olho nos olhos da minha filhinha. 
É fabuloso o sentimento de perenidade. 
Talvez aí esteja uma explicação sobre a continuidade da vida. 
Naqueles olhos vejo um pouco dos meus. 
Estou ali...continuando... 
Um pedacinho de mim, da minha história. 
E eis que a consciência me faz olhar para outros olhos. 
As outras crianças - as muitas crianças - menos favorecidas, sofridas. 
Sem leite, sem pão, sem cultura, sem perspectivas. 
Afinal, quem sou eu? 
Que aceita a hipocrisia reinante?
Que assiste – atônito - esse toma lá, dá cá, vergonhoso, repugnante? 
Que vê - silencioso - as atitudes torpes de canalhas covardes? 
Que não cospe na cara de um falso religioso aproveitador da inocência alheia?
É preciso acordar deste sono profundo. 
Somos homens e mulheres, prezados leitores. 
Temos argumentos de sobra. 
Faltam ações cidadãs. 
Revelemos a nossa coragem.
Por amor aos nossos filhos. 
Por respeito à luta de nossos antepassados. 
Por Ubatuba. 

Quem pode, pode. Quem não pode... 
Samba Enredo
União da Ilha do Governador, 1984